Associação Delta Cultura Cabo Verde

Organização Não Governamental
Tarrafal, Achada Tomas
soares@deltacultura.org
Sobre Associação Delta Cultura Cabo Verde

A História da Delta Cultura

A Delta Cultura tem as suas raízes na Áustria, onde a Associação foi registada pela primeira vez em Junho de 2002 com o nome Delta Cultura – Associação para a Comunicação Intercultural. Os fundadores foram Estela Amarília Cabral Correia (conhecida por Mariza – atualmente Diretora do Departamento Cultural da Associação em Cabo Verde), Florian Wegenstein (atualmente Gerente do Centro de Educação Tarrafal) e Walter Loffler.

As primeiras atividades realizadas no Tarrafal foram, ainda em 2002, a Escola de Futebol para crianças de rua e em 2004 a criação do grupo de batuco Batukaderas Delta Cultura. Com o início das atividades em Cabo Verde, Liz Zimmermann assumiu a responsabilidade de coordenação da Delta Cultura Áustria, onde até hoje desempenha a função de Presidente.

Depois do primeiro grande concurso para financiamentos em 2004, passou a ser necessário registar a Delta Cultura como uma Associação autónoma em Cabo Verde, sendo que a primeira presidente foi a fundadora Mariza.

Em 2009, Vanessa Ebert passou um ano e meio como estagiária no Centro de Educação no Tarrafal. Após o seu regresso à Alemanha, fundou a Delta Cultura Alemanha em Bonn, onde permanece até hoje como Presidente.

 

 

Visão da Delta Cultura

Delta Cultura erradica a pobreza através da educação. 

Transmitimos às crianças e aos jovens o entusiasmo da aprendizagem.

Ao reconhecer as suas potencialidades, incentivando-as, damos um contributo importante para uma atuação auto-determinada e consciente, contribuindo assim para transformação social.

 

 

Missão da Delta Cultura

A principal missão da Delta Cultura é a educação.

Desenvolvemos programas de formação, destinados a crianças e jovens, com o objetivo de reconhecer potencialidades e promovê-las.

Os nossos programas de educação valorizam a curiosidade natural e as capacidades de cada um a fim de os preparar para vencer os desafios e habilitá-los para a tomada de decisões.

Para o efeito, instituímos uma rede de competências, providenciámos no sentido de os nossos monitores estarem ativamente inseridos nos nossos propósitos e disponibilizamos as infraestruturas necessárias.

Na concretização dos programas de educação apostamos em ferramentas como o livre acesso à informação, à arte, ao futebol e a elementos lúdicos.

O nosso apoio na resolução dos desafios que a escola impõe contribui para o desenvolvimento pessoal e representa uma valiosa ajuda para as famílias.

Por meio do intercâmbio transcultural estabelecemos a base para a compreensão mútua e a consciência para a identidade cultural, bem como para o tema migração.

 

Centro de Educação Tarrafal

Um projeto educativo para 250 crianças do Tarrafal/Santiago

 

 

A Delta Cultura Cabo Verde fundou o Centro de Educação Tarrafal no ano de 2005 e, desde então, tem vindo a apostar na criação de diversos programas educacionais.

Este desenvolvimento constante não terá fim até que o objetivo da Delta Cultura, que é acabar com a pobreza através da educação, se torne realidade. E esta não é apenas uma visão do Centro: todos os seus funcionários, desde a direção de projetos até ao guarda, trabalham com empenho em prol desse objetivo.

 

Um breve resumo da história do Centro Educação Tarrafal

·      O Centro abriu as suas portas no dia 8 de outubro de 2005, após um período de construção de nove meses.

·      De outubro de 2005 até março de 2007, o foco principal do Centro foi proporcionar formação profissional para carpinteiros e alfaiates, cursos de informática e de línguas e oferecer treinos de futebol.

·      Desde 2007 que as crianças e os adolescentes da escola de futebol têm sido o foco principal do Centro, pois no mundo de hoje, o futebol é uma grande porta de entrada para a mudança social e educativa. No entanto, outros programas de ensino têm vindo a florescer cada vez mais nos últimos tempos.

·      Em 2013, o Centro de Educação foi ampliado através da fusão com o Tarrafal Football for Hope Center. Com o financiamento da FIFA, foram construídos mais um edifício com uma sala/biblioteca de Informática, uma sala multiusos, bem como um campo de relva artificial de 40x20m, para além dos sete edifícios já existentes.

·      Em Setembro de 2016 a DCCV iniciou um jardim com 30 crianças no Centro de Educação.

Os diferentes programas do Centro, descritos nestas páginas estão interrelacionados e complementam-se.

 

Os programas em 2017/2018

·       Apoio Escolar/Reforço Educativo

·       Aulas de informática

·       Aulas de línguas

·       Aulas de arte

·       Aulas de Batuco, viola e piano

·       Treinos de futebol

·       Jogos e torneios de futebol

·       Eventos educativos regulares

·       Pesquisas online (internet gratuita) e offline

·       Jardim de Infância

 

 

De forma a alcançar o objetivo geral de criar perspetivas futuras para as crianças e jovens provenientes de familias desfavorecidas do Tarrafal, a DCCV acredita na abordagem holística de todos os seus diferentes programas. Cada programa pode alcançar por si só um objetivo específico, mas só o conjunto dos diversos programas é que vai ao encontro da visão/missão do Centro.

 

Ofertas em destaque