7 passos para encontrares o teu primeiro emprego

17, Setembro 2018

Terminei o curso. E agora? - Quer tenhas terminado o ensino secundário, curso profissional ou a universidade, essa é uma questão que certamente já te fizeste. Para muitos, a procura do primeiro emprego simboliza a entrada na fase da vida adulta e pode ser algo tanto excitante como um pouco assustadora. Para te guiar de forma tranquila nesta nova etapa, o empregos.cv preparou 7 dicas para te ajudar a encontrar o tão sonhado primeiro emprego.


1. Tenha os teus documentos em dia
A primeira coisa a fazer é organizar e preparar todos os documentos necessários para te candidatares a qualquer anúncio de emprego. Isso inclui as tuas habilitações literárias, uma cópia do teu Bilhete de Identidade ou Passaporte, o teu Número de Identificação Fiscal (NIF), o teu curriculum vitae e uma carta de motivação. Algumas empresas pedem também o registro criminal. Tanto o NIF como o registro criminal podem ser feitos em qualquer loja da Casa do Cidadão, sendo que o registro criminal tem um prazo de validade de 3 meses. 

2. Inviste no teu currículo
De todos os documentos a reunir, o curriculum vitae é o principal. Esse é o documento em que vais expor todas as tuas habilidades, experiência académica e profissional. Mas, e se não tiveres nenhuma experiência profissional? Não te preocupes. Há muitas formas de apresentares o teu currículo sem nunca ter trabalhado ainda. Se quiseres saber como, continua a acompanhar os nossos artigos aqui no blog do empregos.cv

3. Utiliza ferramentas de busca
Para encontrar um emprego, precisas estar atento e procurar na página de anúncios dos jornais, no Boletim Oficial que é onde se publicam concursos nacionais para diversas áreas na administração pública, no site e redes sociais das próprias empresas ou em sites voltados para a divulgação de oportunidades de emprego. O site empregos.cv é uma ferramenta completa que pode consultar e verificar as ofertas de trabalho no mercado.

4. Cuida da tua aparência
Uma aparência bem cuidada é fundamental para causar uma boa impressão. Não, não precisas ir de fato e gravata para a tua primeira entrevista, mas é importante ter boa higiene, cabelos cuidados e unhas tratadas. Leve uma camisa formal simples e uma calça de tecido. Caso tenhas apenas calças de ganga (a que chamamos jeans) e t-shirts no teu guarda-roupa (que terás de renovar assim que conseguires um trabalho), opta por uma ganga escura e a t-shirt mais simples que tiveres, sem muitos detalhes ou estampas. Para as raparigas, roupas modestas e maquilhagem simples. Evita roupas curtas, apertadas ou decotadas. Sabemos que o pó de Cabo Verde não ajuda, por isso, leva um pedaço de pano para limpares os sapatos.

5. Prepara-te para a tua entrevista
Esta talvez seja a fase mais intimidadora de todo o processo na busca de emprego, mas não te aflijas. Esteja confiante em ti mesmo e conheça as tuas habilidades. As perguntas que os recrutadores das empresas fazem são sempre com o objetivo de conhecer-te melhor e saber se és a pessoa adequada para aquela oportunidade. Tu podes preparar-te para essas entrevistas e para isso convidamos-te a assistir os eventos e-compass. Os eventos são completamente gratuitos e tu podes inscrever-te aqui.

6. Inviste na tua educação 
Sabemos que passaste muito tempo a estudar e que, quando chegaste ao último ano dos teus estudos, provavelmente respiraste de alívio. Mas a educação vai muito mais do que assistir aulas na escola. A educação é um processo contínuo que deve acompanhar-te durante toda a vida, se quiseres ser um homem ou uma mulher de sucesso. Existem várias formas de investir na tua educação e aumentar o teu valor no mercado. Pode ser através de livros, vídeos e cursos online, coaching, cursos profissionais, workshops, palestras e muito mais.

7. Persiste, insiste e nunca desiste
Por mais que estejas confiante, preparado e ansioso por começar a trabalhar, há uma coisa que deves estar sempre pronto a ouvir: Não! Isso porque o não é garantido. Já o sim, depende da tua persistência, da tua insistência em buscar. Evita ficar em casa enquanto esperas por respostas. Saia e conviva com boas companhias, pessoas pró-ativas e com objetivos na vida que te incentivem e te ajudem a alcançar os teus. Tira um curso, assiste palestras, workshops e inviste em aprender algo novo que irá aumentar o teu currículo.

 

Se queres aprender mais ou receber uma orientação, a equipa empregos.cv tem o prazer de te receber em um dos seus eventos e.compass. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui. 

No próximo artigo, vamos aprender como elaborar o teu primeiro currículo. Esteja atento ao nosso blog e até lá!

Artigos relacionados